UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/02/2010 - 12h55

Lula destaca independência entre poderes em evento do Judiciário

SÃO PAULO - No primeiro compromisso público após a crise de hipertensão da semana passada, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou da cerimônia de abertura do ano do Judiciário e destacou a independência e a harmonia entre os três poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo) da República.

Lula ainda aproveitou para se despedir dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), já que está em seu último ano de governo. "Em todos os momentos, mantivemos as relações entre o Judiciário e o Executivo do modo prescrito pela nossa Constituição: nos mantivemos próximos, mas sem perder, em qualquer momento, a nossa independência", declarou.

Para o presidente, a harmonia entre os três poderes teve grande importância para o aprimoramento da democracia brasileira.

"Acredito, aliás, que uma das mais nobres missões que couberam à nossa geração de governantes e de magistrados é justamente deixar para os que estão por vir, um ambiente democrático ainda mais sólido do que aquele encontramos quando ingressamos no governo ou na magistratura", acrescentou.

Ele também lembrou dos pactos republicanos em 2004 e 2009 para a reforma no sistema de Justiça e de alguns julgamentos realizados pelo STF, como a demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol e a constitucionalidade da Lei de Recuperação Judicial e Falência.

(Fernando Taquari | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host