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09/02/2010 - 10h39

Com operações da Itaú Seguros, lucro da Porto Seguro sobe 13% em 2009

SÃO PAULO - Ao divulgar os resultados consolidados de 2009, incluídas as operações da Itaú Seguros Auto e Residência (ISa+r), a Porto Seguro informou que seu lucro líquido atingiu R$ 328,4 milhões no período, alta de 13,2% sobre 2008 (R$ 290,2 milhões).

Segundo a empresa, o crescimento decorre principalmente da contabilização do resultado da ISa+r, do crescimento de 19,8% dos prêmios auferidos e de uma redução da participação das despesas administrativas e tributos de 0,8 ponto percentual. " O resultado é parcialmente compensado por um aumento de 2,2 pontos na sinistralidade total " , ressaltou a empresa.

Desconsiderando a ISa+r, o lucro seria de R$ 289,3 milhões em 2009 e, subtraindo as despesas não recorrentes da associação, o lucro ficaria em R$ 305,9 milhões.

O índice de sinistralidade total da Porto Seguro subiu de 55,4%, em 2008, para 57,6%, em 2009. Do quarto trimestre de um ano para o outro, o percentual também aumentou, de 53,1% para 55,5%. De acordo com a seguradora, a sinistralidade está dentro do esperado em todas as carteiras.
Apenas no quarto trimestre do ano passado, o lucro líquido somou R$ 118,8 milhões, aumento de 51,1% ante o mesmo período do calendário anterior (R$ 78,6 milhões). O dado considera a ISa+r. Sem esse elemento, o ganho avançou 22,5%, para R$ 96,3 milhões.

Os prêmios auferidos pela Porto Seguro, incluindo a ISa+r, atingiram R$ 5,78 bilhões em 2009, valor 19,8% superior ao de 2008 (R$ 4,825 bilhões). Entre outubro e dezembro do ano passado, os prêmios somaram R$ 1,833 bilhão, elevação de 46,7% sobre os últimos três meses de 2008 (R$ 1,25 bilhão).

A rentabilidade sobre o patrimônio da companhia caiu 1,4 ponto percentual de 2008 para os 12 meses seguintes, indo de 15,4% para 14%. Do quarto trimestre de 2008 para igual período do calendário de 2009, a rentabilidade cresceu 1,3 ponto, de 16,6% para 17,9%.

Sem as operações da Itaú Seguros, a rentabilidade sobre o patrimônio da Porto Seguro caiu 0,6 ponto percentual em 2009, para 14,8%, e subiu 1,1 ponto somente nos últimos três meses do ano, para 17,7%. Já os prêmios auferidos tiveram um aumento de 10,9% em 2009, somando R$ 5,35 bilhões, e alta de 12,3% no último trimestre do ano, alcançando R$ 1,40 bilhão.

A empresa observou que o processo de integração das marcas esta dentro do planejado, com a frente comercial já concluída.

(Beatriz Cutait | Valor)

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