UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 16h12

Intenção de compras para primeiro trimestre é recorde

SÃO PAULO - A intenção de compra dos brasileiros para o primeiro trimestre do ano teve aumento de 10,6 pontos percentuais em relação a igual período de 2009, passando de 66,6% para 77,2%. Este é o maior percentual desde o quarto trimestre de 1999, segundo levantamento do Programa de Administração do Varejo (Provar), da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Já na comparação com o quarto trimestre do ano passado, houve um pequeno aumento, de 0,2 ponto. Esta é a primeira vez que a intenção de compras no primeiro trimestre superou a do último trimestre do calendário anterior, que costuma trazer forte componente sazonal, englobando as compras de fim de ano.

A pesquisa realizada com 500 consumidores na cidade de São Paulo revelou que os itens da categoria Cine e Foto lideraram as intenções de compra com 14%, seguidos pelos produtos de Informática, com 13,2%, e pelo segmento de Telefonia e Celulares, com 12%. Esta última categoria teve um aumento significativo de 87,5% na intenção de compra na comparação com igual trimestre de 2009. Na comparação com o trimestre anterior, sete dos 10 itens da pesquisa registraram alta. São eles: Eletroportáteis (46,2%), Material de Construção (32,5%), Automóveis (26,7%), Telefonia e Celulares (13,2%), Móveis (6,4%), Informática 3,1% e Linha Branca (2%).

O diretor-presidente da FIA, Claudio Felisoni, explica que o fim dos incentivos fiscais do governo não levaram à queda na intenção de compras do consumidor nestes primeiros meses do ano. Os motivos são as condições favoráveis, com taxas de juros menores e alongamento dos prazos de pagamento.

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host