UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/02/2010 - 12h31

Presidente do BCE altera agenda para participar de reunião europeia

SÃO PAULO - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, antecipou seu retorno de uma conferência na Austrália para tomar parte de uma reunião de líderes europeus que ocorrerá ainda nesta semana. A partida prematura gerou expectativas no mercado financeiro de uma possível ação para aliviar a crise da dívida enfrentada por vários países da Europa, mais especificamente em um eventual plano de resgate da Grécia.

Trichet foi convidado para o encontro do Conselho da União Europeia na quinta-feira, que deve abordar a competitividade econômica da Europa no longo prazo e mudanças climáticas, entre outros temas. Apesar de a participação do dirigente do BCE na cúpula ser discutida há várias semanas, um porta-voz do BC europeu disse que Trichet só foi convidado formalmente ontem para a reunião. A crise da dívida na Grécia e o risco de contágio de outros Estados, como Espanha ou Portugal, não estão na ordem do dia do Conselho, mas esses assuntos devem ter espaço nas discussões, indicaram fontes diplomáticas.

Vale notar que os investidores se mostram temerosos com as finanças públicas de vários países europeus, especialmente Grécia, Espanha e Portugal.

No fim de semana, Trichet declarou, em uma reunião de ministros das Finanças e presidentes de BCs do G-7 realizada no Canadá, que confiava no fato de a Grécia poder cumprir suas novas metas para colocar em ordem sua situação fiscal.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host