UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/02/2010 - 09h47

Bolsas da Ásia fecham com ganhos ante chance de ajuda à Grécia

SÃO PAULO - As bolsas da Ásia terminaram em alta nesta quarta-feira, impulsionadas principalmente pelo otimismo dos agentes após a notícia de que a Alemanha estaria estudando socorrer a Grécia. Além disso, a divulgação de dados na China e no Japão mostrou que a economia está de fato se recuperando. Em Tóquio, o índice Nikkei 225 teve alta de 0,31%, aos 9.963 pontos. O Hang Seng, de Hong Kong, registrou aumento de 0,67%, somando 19.922 pontos. O Shanghai Composite, de Xangai, subiu 1,14%, para 2.982 pontos. Em Seul, porém, o Kospi apresentou ligeira queda, de 0,02%, para 1.570 pontos.

As ações da Sony avançaram 1,2% nesta sessão e as da Tokyo Electron tiveram alta de 3,9%. Nissan ganhou 1,6% depois de divulgar resultados financeiros positivos e prever ganhos para o ano fiscal.

Dados divulgados pelo governo ainda mostraram que os pedidos de máquinas do setor privado no Japão aumentaram 20,1% em dezembro de 2009, na comparação com o mês anterior. O resultado superou a estimativa de alguns analistas e fez impulsionou os papéis do setor, como Amada, com crescimento de 2,9%, e a fabricante de robôs industriais Fanuc, com um ganho de 0,7%. As ações da Toyota valorizaram 0,4%, apesar de anúncio de mais "recalls", ao passo que Honda Motor teve queda de 1,6%, por conta de ampliação de um "recall".

Na China, as vendas de carros cresceram em janeiro, conforme levantamento da Associação de Fabricantes de Automóveis do país. Os agentes também souberam que as exportações chinesas cresceram 21% em janeiro, na comparação com igual período do ano anterior.

(Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host