UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

10/02/2010 - 13h42

Lula empossa Luiz Paulo Barreto no Ministério da Justiça

SÃO PAULO - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva empossou hoje Luiz Paulo Barreto como o novo ministro da Justiça. Ele substituirá Tarso Genro, que deixou o governo para concorrer ao governo do Rio Grande do Sul nas eleições de outubro. Durante a cerimônia de posse, Lula elogiou o trabalho de Tarso à frente da pasta e disse confiar na capacidade de Barreto de "dar conta do recado". O presidente acrescentou que prefere ocupar os espaços deixados pelos ministros que vão disputar as eleições por secretários executivos porque estes últimos já conhecem a estrutura da máquina.

"Eu não vou inventar um novo ministro, porque trazer uma pessoa nova significa a pessoa nova querer escolher um novo chefe de gabinete, um novo secretário executivo, uma nova secretária, e aí, até ele montar o Ministério, terminou o mandato", justificou Lula.

Funcionário de carreira, Barreto ingressou no Ministério em 1983, aos 19 anos, por meio de concurso público. Assumiu o cargo de secretário executivo em 2003. Desde então, atuou na condução das políticas de segurança pública, implantação do sistema penitenciário federal, reforma do judiciário e processos de defesa da concorrência e do consumidor, entre outros.

Participou ainda da criação e implantação do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), lançado pelo ministro Tarso Genro em agosto de 2007. Até este mês, ocupou ainda as presidências do Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP) e do Comitê Nacional para Refugiados (Conare). (Fernando Taquari | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host