UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/02/2010 - 10h23

Acordo foi alcançado para ajudar a Grécia, diz União Europeia

BRUXELAS - O presidente da União Europeia, o belga Herman Van Rompuy, disse há pouco que um acordo foi alcançado para socorrer a Grécia a sair da crise do endividamento que tem afetado o euro e derrubado os mercados. Aguarda-se agora o detalhamento do acordo, que será divulgados depois do encontro de cúpula dos 27 chefes de Estado e de governo do bloco comunitário.

Pouco antes da cúpula, foi necessária uma minirreunião de emergência para alguns líderes convencerem a chanceler alemã Angela Merkel a apoiar o plano de socorro para a Grécia e evitar um colapso do euro. Sem a Alemanha, não tinha jeito de um pacote decolar.

O problema é que Angela Merkel enfrenta dificuldades dentro de sua coalizão e na população alemã para apoiar o plano de socorro, como o Valor publicou hoje.
Os alemães, mas tambem várias outras autoridades, incluindo o Banco Central Europeu (BCE), desconfiam da real capacidade de Atenas de cumprir o plano de ajuste para reduzir o déficit público de 13% do PIB para apenas 3% em 2012.

Existiam comentários em Bruxelas de uma ajuda de até 55 bilhões de euros. No mercado, as estimativas eram de metade dessa quantia. A reunião dos líderes prossegue numa antiga biblioteca do centro de Bruxelas, cidade praticamente congelada hoje.

(Assis Moreira | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host