UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/02/2010 - 19h33

Procurador-geral da República pede intervenção no DF

Valor Online BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, entrou com pedido de intervenção federal no Distrito Federal, junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O pedido foi feito logo após a prisão preventiva do governador José Roberto Arruda, decretada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Gurgel argumenta que o vice de Arruda, Paulo Octávio, não pode assumir o cargo por também ser investigado na operação Caixa de Pandora da Polícia Federal.

É a primeira vez que um governador de Estado tem sua prisão decretada por suspeita de corrupção. Arruda mandou carta à Câmara Legislativa do DF onde pede afastamento do cargo e passa o bastão a Paulo Octávio.

A prisão de Arruda decorreu de pedido feito por Gurgel e a subprocuradora-geral da República Raquel Dodge. Além do governador, o STJ mandou prender outros cinco assessores do governo do DF: o suplente de deputado distrital, Geraldo Naves; secretário de Comunicação, Wellington Luiz Moraes; conselheiro do Metrô, Antônio Bento Silva; secretário Rodrigo Diniz Arantes e Haroaldo Brasil de Carvalho.

Eles teriam tentado coagir uma testemunha, o jornalista Edson Sombra, a quem o grupo de Arruda é acusado de ter oferecido R$ 2 milhões para que ele desqualificasse as imagens gravadas pela Policia Federal onde Arruda e aliados recebem dinheiro do ex-secretário do governo anterior, Durval Batista.

O STJ considerou que o grupo liberado por Arruda tentou obstruir as investigações do inquérito denominado Caixa de Pandora.

Os procuradores argumentaram ao STJ que os indícios "têm revelado que o grupo criminoso, por ser constituído pelas mais altas autoridades do Distrito Federal, instalou-se no próprio governo do Distrito Federal e utiliza as funções públicas para desviar e para apropiar-se do dinheiro".

Arruda entregou-se ao diretor-geral da PF, delegado Paulo Lacerda. E sua defesa entrou no STF com pedido de habeas corpus para livrá-lo da prisão.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host