UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/02/2010 - 12h06

Renault tem prejuízo de 3,07 bilhões de euros em 2009

SÃO PAULO - A Renault informou hoje que teve um prejuízo líquido de 3,07 bilhões de euros (US$ 4,2 bilhões) em 2009, na comparação com um lucro líquido de 599 milhões de euros no ano retrasado. Metade da perda foi atribuída às companhias associadas, entre elas a Nissan e a Volvo. O resultado foi pior do que o prejuízo líquido de 2,59 bilhões de euros estimado por alguns analistas.
Já a receita caiu 10,8% na mesma base comparativa, passando de 37,79 bilhões de euros para 33,7 bilhões de euros.
A participação no mercado global da Renault, por outro lado, teve um crescimento de 0,1%, passando para 3,7% no ano passado.
Para 2010, a companhia disse esperar outro ano difícil, com o mercado europeu de carros sofrendo retração de 10%, por conta das condições econômicas da região. No entanto, a companhia pretende, ao longo do ano, gerar um fluxo de caixa livre positivo e continuar a reduzir sua dívida.

Outros objetivos da empresa são ampliar vendas na Europa; fortalecer sua presença em mercados emergentes; e aprofundar sua aliança com a japonesa Nissan. No ano passado, as duas empresas economizaram 1,5 bilhão de euros em sinergias. Este ano, elas planejam economizar mais 1 bilhão de euros.
Há pouco, as ações da empresa caíam cerca de 5% na bolsa da França.
(Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host