UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/02/2010 - 16h07

Vale aposta em demanda alta por minério de ferro na China

SÃO PAULO - A demanda por minério de ferro na China deverá continuar em alta ao longo de 2010 e esse aquecimento já permite à empresa negociar com os clientes no país um preço provisório para as pelotas, que estão com preços baixos devido à definição dos valores ter sido feita posteriormente à crise internacional.

O diretor executivo de ferrosos da Vale, José Carlos Martins, revelou que cerca de 75% dos clientes da mineradora na China têm contratos baseados no ano-calendário, o que permite a negociação de preços provisórios até a definição do reajuste anual.

"A diferença do spot (preço à vista) para o benchmark criou uma boa condição para estabelecer um preço provisório quando o contrato é baseado no ano-calendário", ressaltou Martins, lembrando que desde outubro os preços do mercado à vista estão em níveis bem acima daqueles determinados nos contratos.

Segundo ele, a produção siderúrgica chinesa deverá continuar avançando este ano. O país é atualmente o principal cliente da mineradora e a queda dos preços na época da crise criou uma vantagem adicional para a companhia.
Como os preços do minério importado caíram fortemente, muitas usinas que só usavam minério local passaram a importar e agora não querem abrir mão do produto importado, que é de melhor qualidade.

"Se compararmos o preço à vista para o minério importado e o preço à vista para o minério local, vemos uma diferença, os clientes estão pagando mais pelo minério importado. Isso significa que há uma mudança estrutural no fornecimento das usinas chinesas. Cada vez mais, o minério importado vai tirar fatias do minério local", acrescentou Martins.

O executivo acredita que a companhia atingirá ainda este ano o ritmo de produção de 25 milhões de toneladas de minério de ferro por mês. De acordo com ele, a demanda do Japão já voltou ao nível pré-crise, enquanto na China o aquecimento já é superior ao registrado antes da turbulência.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host