UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/02/2010 - 17h44

Debate sobre venda de ativos evidencia falta de unanimidade no Fed

SÃO PAULO - O encontro do Federal Reserve (Fed) realizado no mês passado serviu para discutir o momento e de que forma o banco central americano conseguirá enxugar seu balanço.

Vários integrantes da autoridade monetária se revelaram inquietos com o tamanho do balanço do banco, de mais de US$ 2 trilhões, e defenderam a venda gradual de alguns ativos no "futuro próximo". Há, porém, um grupo no Comitê Federal de Política Monetária (Fomc, na sigla em inglês) que está preocupado com a possibilidade de que a venda de ativos possa causar perturbações no mercado e afetar a retomada da economia, conforme a ata da reunião ocorrida em janeiro.

O debate sobre a venda de ativos colocou em foco o fato de que o Fed está longe da unanimidade sobre como retirar sua política de taxa de juros muito baixa.

Os participantes do comitê se mostraram discordantes ainda sobre as perspectivas da inflação, sendo que alguns se manifestaram preocupados com a deflação e outros, irrequietos com o risco de alta dos preços.

Consta da ata que o Fomc espera uma recuperação econômica moderada, com um mercado de trabalho frágil. (Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host