UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/02/2010 - 16h52

Fed deve vender títulos atrelados a hipotecas, diz Fed Filadélfia

SÃO PAULO - O Federal Reserve (Fed) deve começar a se desfazer do estoque de títulos atrelados a hipotecas assim que a recuperação da economia ganhar força, sustentou o presidente da unidade do banco central americano na Filadélfia, Charles Plosser.

Ele disse que não se deve confiar simplesmente no resgate dos títulos relacionados com hipotecas para reduzir a fatia desses papéis na carteira e que eles devem ser substituídos por títulos do Tesouro americano.

Na opinião dele, aliás, o Fed precisa voltar a deter apenas títulos do Tesouro, predominantemente de curto prazo.

Em discurso sobre a independência da autoridade monetária dos Estados Unidos, Plosser observou que levará um certo tempo para o portfólio do Fed voltar ao nível pré-crise, mas que devem ser tomadas as medidas necessárias nessa direção o quanto antes.

Vale notar que o presidente do Fed Filadélfia criticou as iniciativas tomadas pelo BC americano para combater a crise econômica e financeira mais recente, incluindo emprestar recursos a alguns bancos e comprar títulos atrelados a hipotecas.

"Essas medidas alteraram como o dinheiro público deve ser alocado em empresas e setores da economia", comentou. Para Plosser, o poder do Fed de emprestar recursos a companhias em situações de emergência deve ser reduzido ou eliminado.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host