UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 07h39

BC do Japão não mexe em taxa de juro

SÃO PAULO - O Banco do Japão (BOJ, na sigla em inglês) manteve a taxa de juro em 0,1% em decisão unânime. O custo do dinheiro está neste patamar desde dezembro de 2008.

A autoridade monetária renovou seu compromisso de conservar a política monetária de juros baixos em meio a grandes pressões do governo para fazer mais pelo fim da deflação.

Segundo o BC japonês, é um desafio importante para a economia do país superar a deflação e voltar ao caminho do crescimento sustentável. "A instituição continuará a fazer contribuições consistentemente como banco central e visa manter o ambiente financeiro extremamente acomodatício", observou em nota.

Além da decisão sobre o custo do dinheiro, o BOJ deixou inalterada sua avaliação sobre a economia, assim como nos três meses anteriores. Para a instituição, a economia do Japão está recobrando seu ímpeto.

O ritmo de melhoria da economia, apontou a autoridade monetária japonesa, deve ser moderado até meados de 2010 fiscal e ganhar força em seguida, apoiado gradualmente pelo aumento nas exportações.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host