UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 17h27

BNDES poderá elevar participação da Petrobras, diz Coutinho

RIO - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que a instituição poderá aumentar sua participação no capital da Petrobras durante a operação de capitalização da estatal. Para Coutinho, o aumento da fatia do BNDES na petroleira dependerá das vantagens para o banco e para a realização dos investimentos necessários no pré-sal.

"Examinaremos e poderemos até comprar, se o mercado oferecer, além do direito de preferência que a BNDESPar e o BNDES têm naturalmente", frisou. Atualmente a participação do banco de fomento na estatal é de 7,7%.

Coutinho negou qualquer consulta ao banco sobre um novo empréstimo, de R$ 20 bilhões, para a Petrobras. No ano passado, o BNDES já emprestou R$ 25 bilhões para auxiliar na implementação do plano de investimentos da empresa.

Apesar de negar os contatos, Coutinho garantiu que o banco terá condições de arcar com um possível empréstimo para a estatal caso a tramitação, no Congresso, do projeto de lei que trata da capitalização da companhia, dure mais tempo que o desejado.

"Esperamos que a operação de capitalização da Petrobras possa ser efetuada com sucesso. Temos esperança de que o Congresso poderá aprovar e é prematuro falar dessa possibilidade, de um novo empréstimo à Petrobras", frisou Coutinho. "A nossa preferência, entre emprestar e ter a capitalização, é que a capitalização aconteça. Ela é mais saudável para a Petrobras, porque reforçará a estrutura de capital da empresa", acrescentou.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host