UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 20h28

Fed aumenta taxa de redesconto em 0,25 ponto percentual

SÃO PAULO - O Federal Reserve (Fed, o banco central americano) decidiu elevar em 0,25 ponto percentual a taxa de redesconto, que é cobrada nos empréstimos emergenciais a bancos comerciais. Segundo a autoridade monetária, a taxa passará de 0,5% para 0,75% a partir de amanhã.

Além disso, a partir de 18 de março, o prazo máximo de vencimento nesses empréstimos será encurtado de 28 dias para o overnight (um dia). A taxa dos Fed Funds, considerada o juro básico da economia, não foi alterada e permanece perto de zero.

Em comunicado, o Fed diz que as mudanças seguem as melhores condições no mercado financeiro, mas não são direcionadas a limitar o crédito, assim como não representam uma mudança nas perspectivas para a economia ou para a política monetária. A autoridade monetária ainda prevê juros básicos excepcionalmente reduzidos por um longo período.

O Fed ainda elevou em 0,25 ponto percentual a taxa mínima de um dos programas de ajuda aos bancos da crise (TAF, na sigla em inglês), para 0,5%. O programa termina em 8 de março O documento aponta que as mudanças visam a normalização dos instrumentos de crédito do Fed. O relaxamento nas taxas de redesconto foi uma das primeiras medidas do Fed em resposta à crise financeira. (Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host