UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 10h35

FMI venderá 191 toneladas de ouro

SÃO PAULO - Dando continuidade a um plano anunciado em setembro do ano passado, o Fundo Monetário Internacional (FMI) venderá mais 191,3 toneladas métricas de ouro.

No ano passado, a instituição aprovou a venda de 403,3 toneladas métricas, sendo que mais da metade desse volume já foi colocado no mercado, movimentando o equivalente a US$ 7,2 bilhões.

Segundo o próprio Fundo, quando toda essa quantia de ouro for vendida, suas reservas no metal precioso serão reduzidas em um oitavo.

"A prioridade das vendas é evitar distúrbios no mercado de ouro", disse o diretor do departamento financeiro do FMI, Andrew Tweedie, por meio de comunicado. "Antes de qualquer venda no mercado de ouro, as ofertas foram feitas exclusivamente para bancos centrais interessados. Agora, o FMI vai começar a venda do ouro restante no mercado e isso será feito de modo escalonado " , completou.

Da parte já vendida, que soma 212 toneladas, o maior comprador foi o Reserve Bank of India, que tomou 200 toneladas, o banco central do Sri Lanka, que ficou com 10 toneladas e o Bank of Mauritius, que acabou com outras 2 toneladas.

(Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host