UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 08h01

Ibope mede adesão de 64% a governo com mudanças

SÃO PAULO - A maioria da população (64%) deseja algum tipo de mudança no governo federal, mas apenas 10% defendem que o comando do país seja totalmente diferente, segundo pesquisa Ibope/Diário do Comércio, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo. Um terço dos entrevistados defende a continuidade total do governo, mas o restante aprova que o próximo presidente altere programas. Segundo a pesquisa, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera as intenções de voto, com 36%. A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, aparece com 25%, seguida pelo deputado Ciro Gomes (PSB), com 11%, e pela senadora Marina Silva (PV), com 8%. Dos entrevistados, 11% disseram que anulariam o voto ou votariam em branco e 9% ainda não sabe em quem votar. Nesse cenário, a pesquisa indica que Serra concentra mais votos no interior e na periferia do que Dilma. A maior fatia da petista está na capital. A sondagem foi feita entre 06 e 09 de fevereiro e a margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Metade eleitores que ganham até um salário mínimo desejam um governo de total continuidade.

Na comparação com a pesquisa anterior do Ibope, de dezembro, Dilma cresceu 17% para 25% e Serra caiu de 38% para 36% - dentro da margem de erro. Ciro foi de 13% para 11%. Marina passou de 6% para 8%. Sem Ciro na disputa, o Ibope mostra Serra com 41% e Dilma com 28%. Marina tem 10%. Branco e nulo totalizam 12% e indecisos, 9%. Em um eventual segundo turno, Serra venceria, com 47% contra 33% de Dilma. A candidata petista ainda é pouco conhecida pela população: 43% disseram que " só ouviram falar " dela e 33% disseram conhecê-la " mais ou menos " . Dos entrevistados, 10% nunca ouviram falar em Dilma. O percentual mostra que a ministra é menos conhecida do que Ciro : 4% nunca ouviram falar no deputado.

Candidato à Presidência em 2002, Serra é mais lembrado e e apenas 1% disse que nunca ouviu falar nele. Dos entrevistados, 31% o conhecem bem, 44% o conhecem " mais ou menos " e 24% conhecem " só de ouvir falar " . A mais " desconhecida " é Marina que 31% nunca ouviram falar. Na pesquisa espontânea, 10% disseram que votariam em Serra; 9% em Dilma e 23% citaram o presidente Lula. Marina e Ciro foram citados por 1%. A maior parte dos entrevistados, 42%, disse ainda não saber em quem votar. O Ibope realizou 2002 entrevistas em 144 municípios. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral, sob o protocolo nº 3196/2010.

(Cristiane Agostine | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host