UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

18/02/2010 - 19h26

Petrobras importa 1,2 milhão de barris de gasolina

RIO - A Petrobras importou, em fevereiro, cerca de 1,2 milhão de barris de gasolina de diversos mercados, com o objetivo de complementar o abastecimento nacional.

A empresa ressaltou que as compras foram motivadas pelo aumento da demanda de gasolina, causado pela redução da oferta de etanol no mercado, em função da entressafra, e pela queda de 25% para 20% da mistura de álcool anidro à gasolina. De acordo com a petroleira, o consumo de gasolina cresceu entre 15% e 20% nos dois primeiros meses do ano, na comparação com igual período de 2009.

A estatal considerou a importação "esporádica" e revelou que o volume corresponde a três dias de consumo no país. Em comunicado, a empresa revelou que poderia aumentar a produção de gasolina nas refinarias brasileiras, o que reduziria a produção de diesel e nafta.

"A opção mais econômica foi manter a produção destes dois derivados, cuja importação é mais onerosa, e fazer esta importação esporádica de gasolina automotiva. Para os próximos meses, com a chegada da safra de etanol, espera-se a regularização da demanda de gasolina", diz o comunicado divulgado pela estatal, acrescentando que não haverá alteração nos preços do insumo nas refinarias.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host