UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/02/2010 - 14h56

BB prevê expansão de crédito de até 23% este ano

SÃO PAULO - O Banco do Brasil projeta um crescimento entre 18% e 23% para a carteira de crédito este ano. Entre as pessoas físicas, a expansão deve ficar entre 27% e 32%, segundo a estimativa. Já no caso das empresas, a previsão é de alta de 16% a 21%. Por fim, no segmento agronegócio, a perspectiva varia entre 4% e 9%.

O crescimento projetado é menor do que o obtido no ano passado, de 33,8%. Ao final de dezembro, a carteira de crédito da instituição registrava um saldo de R$ 300,8 bilhões. Segundo o BB, com o resultado, sua participação no Sistema Financeiro Nacional (SFN) passa a equivaler a 20,1%.

De acordo com o presidente Aldemir Bendine, a decisão anunciada ontem pelo Banco Central, de reverter algumas medidas tomadas para ampliar a liquidez no sistema financeiro durante a crise mundial, não irá influenciar o crescimento do BB. Ontem, a autoridade monetária divulgou que a alíquota cheia do compulsório sobre depósitos a prazo, que caíra para 13,5%, volta a ser de 15%. Contamos com uma excelente situação de liquidez e não vemos nenhum empecilho à nossa trajetória de expansão", disse. Dados preliminares do BB indicam que seu índice de liquidez considerado ainda ficará quatro vezes acima do requerido, após a medida.

Uma das estratégias de crescimento do Banco do Brasil é o fortalecimento do atendimento em agências, de maneira que o banco projeta a abertura de 200 novas agências em 2010 em todo o país - 50% delas somente no estado de São Paulo.

O foco em São Paulo permanece este ano. Vale notar que, após a aquisição do Nossa Caixa, o BB passou a contar com 1,4 mil agências em São Paulo, de acordo com os executivos da instituição.

Além disso, para este ano, o banco prevê a abertura de 5 mil postos de trabalho em agências da rede, dos quais 1,5 mil somente no estado paulista. Até o final de 2011, serão realizadas 10 mil contratações somente para agências, de acordo com Bendine. (Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host