UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/02/2010 - 19h34

Especialista vê possível mudança no sistema de preços do minério

RIO - O mercado de minério de ferro pode ver nos próximos anos uma adaptação do sistema de preços de benchmark, englobando negociações e mudanças mais rápidas dos valores. A análise é do líder global do setor de metais da PricewaterhouseCoopers, Jim Forbes, para quem os preços poderão passar a valer por trimestres ou mesmo bimestres.

"Antes os preços eram definidos em março ou abril e eram retroativos. Agora, há preços definidos até em outubro e não é possível uma empresa vender sem saber o preço. A volatilidade vai levar a uma nova metodologia", disse Forbes, que apresentou hoje a pesquisa "Metals Deals - forging ahead 2009 annual review", no Rio de Janeiro. "Questiono se é válido manter um preço por ano", acrescentou.

Forbes lembrou que os preços do minério de ferro também obedecem à demanda mundial e chegam a subir US$ 30 a US$ 40 no mercado spot ao longo de um ano. Segundo ele, há alguns anos o preço do minério era muito baixo, mas agora algumas siderúrgicas já pensam em adquirir minas para cortar custos.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host