UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/02/2010 - 16h01

Iberia termina 2009 com prejuízo de 273 milhões de euros

SÃO PAULO - A companhia aérea espanhola Iberia terminou o ano com prejuízo líquido de 273 milhões de euros, depois de 13 anos consecutivos de resultados positivos. Afetada pela crise econômica mundial e pelo acirramento da concorrência, a empresa classificou 2009 como " um dos anos mais difíceis " de sua história.
O ganho operacional caiu 19,1% no ano, pressionado pelo recuo da demanda por transporte de passageiros e de carga. A receita média com as passagens caiu 14,1%, refletindo a menor procura por assentos na classe executiva e a pressão sobre os preços gerada pela competição nos mercados em que a empresa atua.
O tráfego de passageiros baixou 6,2% no ano. Com a queda na demanda, a companhia diminuiu a oferta de assentos em 6%. Assim, a Iberia manteve seu nível de ocupação entre os mais elevados na Europa, de 79,8%.

Segundo nota da companhia, houve sinais de melhora no quarto trimestre de 2009 e a taxa de ocupação subiu 0,6 ponto. A Iberia frisou que continua líder de mercado nas rotas entre Europa e América Latina, com 20,1% de participação.

(Paula Cleto | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host