UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/02/2010 - 15h42

Consumo de gás sobe, mas segue abaixo do patamar pré-crise, diz Comgás

SÃO PAULO - A Comgás informou hoje que o consumo de gás segue em recuperação neste ano, mas ainda não retornou aos patamares observados antes da crise financeira.

Só no mês passado, a distribuidora entregou uma média diária de 11,7 milhões de metros cúbicos, 29% acima da média apurada em janeiro de 2009, quando a crise derrubou o consumo para a média diária de 9,06 milhões de metros cúbicos.

O volume, no entanto, ficou abaixo da marca de 13,5 milhões de metros cúbicos do primeiro mês de 2008.

Durante entrevista coletiva à imprensa, executivos da companhia disseram que a volta aos patamares de 2008 ainda esbarra na recuperação mais tímida de setores ligados a exportações, que ainda sofrem com uma nova realidade de demanda em mercados consumidores no exterior.

"Essa recuperação também depende do retorno internacional", afirmou Sérgio Luiz da Silva, diretor vice-presidente e de mercado de grandes consumidores, GNV e suprimento de gás.

Assim, no ano passado, a distribuição da Comgás aos clientes da indústria mostrou queda de 14%, recuando para os 3,3 bilhões de metros cúbicos.

A empresa diz que tem adotado a estratégia de avançar sobre os mercados que garantem maiores margens de rentabilidade, como o residencial, que se destacou no ano passado com um crescimento no consumo de 5,9%. A meta da companhia é "ligar" 100 mil residências por ano, após adicionar a marca recorde de 104 mil novos consumidores em 2009. "Esse número passa a ser um referencial daqui para frente", afirmou Roberto Collares Lage, diretor de finanças da Comgás.

(Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host