UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/03/2010 - 10h13

Bovespa deve iniciar semana com valorização

SÃO PAULO - Março deve começar de forma positiva para a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A indicação é dada pelo mercado futuro e está alinhada com o observado em outras praças de negociação. Por volta das 10h10, o Ibovespa com vencimento em abril ganhava 0,56%, somando 67.380 pontos.

Os índices futuros negociados em Wall Street também apresentam variação positiva. Na agenda do dia, estão o índice de atividade no setor industrial, os gastos com construção e a renda do americano. O dado mais aguardado da semana será apresentado na sexta-feira, quando o Departamento de Trabalho americano mostra o comportamento do emprego em janeiro.

Na Europa, os índices oscilam em terreno positivo. O FTSE-100, de Londres, ganhava 0,16%, mas seu desempenho não é melhor em função da forte queda das ações do HSBC, que mostrou resultados aquém do esperado. Em Frankfurt, o Xetra-DAX subia 1,0%.

Ao longo do fim de semana, saíram notícias dando conta de que Alemanha e França estariam dispostas a comprar títulos da Grécia.

Na Ásia, a queda em um dos índices de atividade industrial da China não preocupou os investidores, que fizeram compras em toda a região. Xangai e Hong Kong ganharam 1,18% e 2,17%, respectivamente. E Tóquio teve acréscimo de 0,45%.

No câmbio, o dólar operava em alta contra o real depois de perder mais de 4% no mês passado. Há pouco, a moeda era negociada a R$ 1,812 na venda, valorização de 0,27%.

Entre as commodities, o preço do cobre sobe forte refletindo a preocupação com uma restrição de oferta após o terremoto que atingiu o Chile no final de semana. O país é uma dos maiores produtores mundiais.

Na sexta-feira, o pregão foi instável, mas as compras acabaram prevalecendo. Com ajuda das aéreas e das siderúrgicas, o Ibovespa subiu 0,58%, para fechar aos 66.503 pontos. O giro somou R$ 6,51 bilhões. Na semana, o índice perdeu 1,62%, mas ainda garantiu alta de 1,68% em fevereiro. Já no ano, a bolsa deve 3,04%.

Os índices em Wall Street também passaram o dia oscilando próximos da estabilidade até fecharem com leve alta. Dow Jones ganhou 0,04%. O S & P 500 e o Nasdaq subiram 0,14% e 0,18%, respectivamente. Já na semana, Dow recuou 0,7%, enquanto o S & P 500 e o Nasdaq declinaram 0,4% e 0,3%, na ordem. No mês, o quadro foi diferente. O Dow acumulou valorização de 2,6%, fazendo de fevereiro o melhor mês desde novembro, quando subiu 5,6%. O S & P se valorizou 2,9% e o Nasdaq ganhou 4,2%.

(Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host