UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/03/2010 - 14h24

Concessão de crédito ao consumidor irá recuar neste semestre

SÃO PAULO - A concessão de crédito às pessoas físicas deve se desacelerar no primeiro semestre deste ano, especialmente ao longo do segundo trimestre.

A conclusão é de uma pesquisa da Serasa Experian divulgada hoje, segundo a qual o indicador de perspectiva do crédito ao consumidor - que antecipa o comportamento do mercado de crédito nos próximos seis meses - recuou 0,9% em janeiro, atingindo o valor de 102,5 pontos. Esta é a quarta queda mensal consecutiva do índice, mas o fato de o indicador permanecer acima do nível 100 indica que a desaceleração será gradual. Os empréstimos às empresas também devem se desacelerar, uma vez que o indicador de perspectiva de crédito às pessoas jurídicas sofreu retração de 0,5% em janeiro, atingindo 98,3 pontos e configurando a terceira queda mensal consecutiva. Segundo a Serasa, os motivos para a retração do crédito são a retirada dos estímulos fiscais às aquisições de eletroeletrônicos e automóveis, que tinham sido adotados pelo governo para combater a crise, e a elevação das taxas de juros nos mercados de futuros, os quais balizam o custo do crédito para as operações de prazos mais longos.

Além disso, a recente decisão do Banco Central de aumentar o volume de recolhimentos compulsórios sobre os depósitos à vista e a prazo também contribuirá para diminuir o ritmo de crescimento do crédito ainda neste semestre.

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host