UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/03/2010 - 15h55

Governo discutirá medidas de estímulo às exportações na quarta-feira

BRASÍLIA - Crédito, desonerações e medidas cambiais estão no pacote que o governo estuda para estimular a competitividade do setor exportador, após a crise internacional, confirmou o secretário de Comércio Exterior, Welber Barral. Nesta quarta-feira haverá nova rodada de negociações entre governo e empresários.

"O presidente Lula pediu e nós estamos conversando com o Ministério da Fazenda e empresários", comentou Barral. Antes de embarcar hoje para Israel, o secretário disse que as conversas ainda levarão algum tempo, porque "são medidas, tecnicamente, muito complexas".

Ele informou que o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deve discutir o assunto nesta quarta com os integrantes do Grupo de Acompanhamento da Crise (Gac).

"São várias propostas, muitas na área tributária. Mas há medidas cambiais que o Banco Central está estudando, e também regras de simplificação de procedimentos", continuou Barral.

A ideia do governo é criar estímulos adicionais ao que foi feito durante a crise, de forma a ampliar a capacidade do setor exportador brasileiro em enfrentar o aumento da concorrência internacional, de um mundo ainda com atividade produtiva abalada pela crise.

Em reportagem de Sérgio Leo, o Valor publica hoje que os exportadores deverão ganhar mecanismo de crédito automático para compensar impostos federais pagos por fornecedores. (Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host