UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/03/2010 - 16h45

Lula vai ao Chile para conversar com presidente Bachelet

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva cancelou a parte final de sua agenda no Uruguai e embarcou para Santiago do Chile. Na capital, ele terá um encontro com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, no próprio Aeroporto Internacional Arturo Merino Benítez.

A previsão do Palácio do Planalto é de que Lula volte hoje mesmo ao Brasil, para cumprir agenda de compromissos amanhã em São Paulo. Segundo a área internacional da Presidência, está em suspenso a viagem de Lula para o Chile na próxima semana, quando ele participaria da cerimônia de posse do presidente eleito, Sebastián Piñera. A decisão de embarcar depende das orientações do governo chileno, cuja prioridade é lidar com a situação deixada pelo terremoto que atingiu o país no fim de semana.

" Eu acabei de conversar com a presidente Michelle Bachelet e eu vou até o Chile porque parece que a coisa é mais grave do que até então a gente sabia. Ontem, havia uma expectativa de que os danos não haviam sido tão fortes como foram. Parece que o tsunami causou mais estragos do que as pessoas imaginavam. E já que eu estou a duas horas de Santiago, em vez de ir para Brasília para amanhã [2] ter de voltar ao Chile, eu vou hoje " , disse Lula, pouco antes de decolar da Base Aérea de Montevidéu, informou a Agência Brasil. "Neste momento, o que o Brasil puder fazer pelo Chile, vai fazer. É um momento de solidariedade. Obviamente que o Brasil estará disposto a dar uma ajuda financeira se o Chile precisar", declarou Lula.

O governo e as Forças Armadas brasileiras já disponibilizaram o envio de um hospital de campanha da Marinha e de equipes de busca e salvamento. A data de embarque será definida após negociação com o Chile.

(Valor e Agência Brasil)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host