UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/03/2010 - 14h25

Anac marca distribuição de slots de Congonhas para segunda-feira

SÃO PAULO - Com a autorização dada ontem pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) para distribuir os 61 slots (horários de pouso e decolagem) que eram operados pela Pantanal, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) remarcou para a próxima segunda-feira (8) a sessão de redistribuição dos slots do aeroporto de Congonhas.

A audiência, que foi suspensa no dia 3 de fevereiro, será reaberta a partir das 14h, no auditório da Anac, em Brasília. Seis companhias participarão da disputa por 355 horários no aeroporto.

Destas, três ainda não operam em Congonhas: NHT, Webjet e Azul. As outras três são a TAM, a Gol/Varig e a Oceanair. Após a escolha dos horários, a Anac irá providenciar a alocação dos slots para as companhias. Depois disso, elas terão 30 dias para iniciar os voos. As rotas serão definidas pelas empresas, de acordo com suas estratégias comerciais, mas precisam da prévia aprovação da Agência.

Desde julho de 2007, quando houve o acidente com um Airbus da TAM, o aeroporto de Congonhas opera com, no máximo, 30 pousos ou decolagens por hora da aviação comercial, o que corresponde a 496 slots por dia e 3.472 por semana, considerando o horário de funcionamento do aeroporto. Como serão distribuídos os 355 slots já disponíveis e que não estão sendo utilizados, não haverá alteração no número de pousos e decolagens no aeroporto.

A escolha dos horários seguirá a ordem definida pelo sorteio realizado em 3 de fevereiro: OceanAir, Gol/Varig, TAM, NHT, Webjet e Azul, nesta sequência.

Durante a distribuição, cada empresa escolherá de dois até 14 slots por vez e a sessão será encerrada quando todos os slots forem distribuídos.

(Téo Takar | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host