UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/03/2010 - 09h23

Bolsas da Ásia fecham em queda; preocupação quanto à Grécia é mantida

SÃO PAULO - As principais bolsas asiáticas fecharam em queda. Os agentes observam o desenrolar da crise da dívida na Grécia, cujo governo anunciou novas medidas para colocar suas finanças em ordem. Além disso, pesaram sobre a sessão hoje a sinalização por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de que a recuperação da economia americana está se dando a passos lentos e a possibilidade de aperto monetário na China. O Shanghai Composite, de Xangai, teve declínio de 2,38%, para 3.023 pontos, enquanto o Hang Seng, de Hong Kong, sofreu retração de 1,44%, aos 20.575 pontos. Em Tóquio, o índice Nikkei 225 declinou de 1,05%, aos 10.145 pontos. O Kospi, de Seul, caiu 0,26%. aos 1.618 pontos.

Na China, o Banco Industrial da China previu um crescimento menor do crédito. Os temores quanto a esse tema influenciaram as ações de instituições financeiras da região. Industrial & Commercial Bank of China perdeu 1,8% e China Merchants Bank Co. diminuiu 2,2%.

Ontem, os agentes observaram dados sobre a economia dos Estados Unidos. A ADP, empresa que processa folhas de pagamento nos EUA, mostrou que foram perdidos 20 mil postos de trabalho no setor privado americano no mês passado. Já os dados de janeiro foram revisados de uma perda de 22 mil para 60 mil.

Na parte da tarde, as atenções se voltaram ao Livro Bege, do Federal Reserve (Fed), banco central americano. A sondagem mostrou que a economia americana segue em recuperação, apesar do inverno severo que atinge algumas regiões do país. Hoje, o mercado asiático ficará atento à decisão de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) e aos comentários posteriores do presidente da autoridade monetária, Jean-Claude Trichet, que deve mencionar a Grécia.

Os destaques de queda ficaram novamente com exportadores. Sony caiu 1,1% e Canon cedeu 0,8%. Já a Toyota registrou queda de 1,3%.

(Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host