UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/03/2010 - 13h18

Março deverá ser melhor mês da história, afirma Anfavea

SÃO PAULO - O presidente da Anfavea, Jackson Schneider, disse hoje que março poderá marcar o melhor mês da história na venda de veículos no país, superando a marca de 308,7 mil unidades comercializadas em setembro do ano passado.

A expectativa segue a tendência de um maior ritmo de vendas antes do término do IPI reduzido, que vigora até o último dia deste mês.

Por isso, o setor ampliou os níveis de estoques. No mês passado, os estoques de veículos, somando indústria e concessionárias, atingiram 256,7 mil unidades, um volume que corresponde a um giro de 35 dias de venda, acima dos 30 dias considerados como ideal.

Ontem, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, projetou vendas de 310 mil veículos em março. No entanto, Schneider evitou traçar uma projeção sobre o volume deste mês, limitando-se a dizer que março deverá ser um dos melhores, ou o melhor, resultados mensais da história.

Já para abril e maio, a expectativa é de uma acomodação das vendas. "O custo subirá com o aumento da carga tributária. Então deve haver alguma acomodação em abril, que poderá se estender para maio", disse.
Em fevereiro, a indústria automobilística marcou vendas de 221 mil veículos, o melhor volume para o mês da história. O primeiro bimestre também foi recorde para a indústria, com 434,3 mil unidades.

Além disso, a Anfavea informou que o setor alcançou hoje a marca de 10 milhões de veículos com motor bicombustível produzidos no país. "Isso é uma clara demonstração de vitória e sucesso dessa tecnologia". Só neste ano, os chamados veículos flex representaram 86,3% das vendas totais.

(Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host