UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

04/03/2010 - 10h44

Pão de Açúcar confirma Enéas Pestana como diretor-presidente

SÃO PAULO - O conselho de administração do Grupo Pão de Açúcar aprovou a eleição de Enéas Pestana para o cargo de diretor-presidente (CEO, na sigla em inglês). Pestana, que trabalha na empresa desde 2003, tinha sido promovido a vice-presidente executivo de operações sênior (COO) em dezembro passado, já como parte do processo para a sucessão do atual presidente, Claudio Galeazzi,
Com a confirmação do novo posto de Pestana, a empresa extinguiu o cargo de COO. Ao mesmo tempo, José Antônio Filippo foi aprovado para a função de diretor executivo financeiro (CFO).
Em nota divulgada ao mercado, o presidente do conselho de administração da Companhia Brasileira de Distribuição, Abilio Diniz, comentou que a nova estrutura representa a conclusão do trabalho iniciado em 2003.
"A contratação de Claudio Galeazzi, há dois anos, teve como um dos objetivos contribuir com a preparação de um presidente que viesse do nosso quadro interno. Cumprimos com mais esse compromisso e a transição ocorre de maneira absolutamente tranquila, dentro do que havíamos planejado, com a certeza de que fizemos a melhor escolha", afirmou o executivo.

Galeazzi continuará a participar da gestão da companhia, e irá coordenar os projetos conduzidos pela Galeazzi & Associados junto ao Pão de Açúcar, o que inclui o processo de integração da Globex/Casas Bahia, a condução do OBZ (Orçamento Base Zero), a Gestão Matricial de Despesas, entre outros. O consultor também participará das reuniões do conselho, na qualidade de convidado.

Com a extinção do cargo de COO, o diretor presidente terá sob sua gestão direta quatro vice-presidências, a divisão do GPA Malls & Properties e a diretoria executiva financeira, que passa a ser ocupada por José Antônio Filippo. O executivo, por sua vez, terá sob sua responsabilidade direta as áreas de contabilidade, controladoria, tributária, tesouraria, jurídica e relações com investidores do grupo.

(Beatriz Cutait | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host