UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

05/03/2010 - 16h49

Petrobras pode devolver mais de 100 campos terrestres, diz entidade

RIO - Os produtores independentes de petróleo estimam que a Petrobras possa devolver mais de 100 campos terrestres desenvolvidos pela estatal, a maior parte na região Nordeste.

A opção foi aberta por uma emenda do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA), que autoriza a companhia a pagar parte da cessão de 5 bilhões de barris de reservas do pré-sal por meio da devolução de campos terrestres para a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

"Essa emenda abre perspectivas muito favoráveis para a ampliação das atividades dos produtores independentes nas bacias terrestres maduras. A aprovação no Congresso reflete um esforço das associações representativas do segmento independente de petróleo e gás", afirmou, em nota, o presidente da Associação dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP), Oswaldo Pedrosa. As companhias independentes poderiam concorrer à licitação de reservas limitadas em 100 milhões de barris de petróleo equivalente que forem devolvidas pela Petrobras. A expectativa da ABPIP é que o aumento do portfólio de reservas das empresas independentes, geralmente companhias de pequeno porte, garanta fôlego para sustentar o aumento do programa de investimentos.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host