UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

11/03/2010 - 13h36

Mantega diz que PIB de 2009 foi "razoável" e vê alta de 5,7% neste ano

BRASÍLIA - Após qualificar de "desempenho razoável" o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) em 2009, de contração de 0,2%, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que a economia brasileira terá crescimento "superior a 5,7%" neste ano.

Ele comentou que, apesar do recuo da atividade em 2009, o Brasil ainda teve um dos melhores desempenhos, "não só do G-20 como entre os demais países do mundo".

Mantega disse que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao saber do PIB hoje de manhã, estava mais interessado em conhecer o desempenho da economia neste primeiro trimestre de 2010. E que Lula perguntou sobre a inflação.

"Eu disse a ele que teve certa pressão em janeiro e fevereiro, mas que, em março, virá normal e que o crescimento é sustentável e não vai gerar pressão inflacionária" , disse Mantega.

Segundo o ministro, o crescimento de 2% no quarto trimestre do ano passado, sobre o terceiro trimestre, se anualizado, daria um avanço de 8,4%.

"Fechamos o ano de 2009 com chave de ouro" , afirmou o ministro, destacando que, mesmo negativo, o desempenho da economia brasileira foi destacado por gerar quase 1 milhão de empregos. Ressaltou também a recuperação da indústria e dos investimentos ao fim do ano passado.

Ele comentou que a demanda neste ano deve crescer 7,5% sobre o período anterior. "Em janeiro, houve forte crescimento da demanda" , observou. Acrescentou ainda que a atividade cresce a um ritmo vigoroso para o início do ano. "Deixamos a crise para trás" , reiterou Mantega.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host