UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/03/2010 - 13h25

Demanda de empresas por crédito cresce 11,4% em fevereiro

SÃO PAULO - A quantidade de empresas que buscaram concretizar alguma relação creditícia tanto com instituições financeiras quanto com não financeiras (crédito mercantil) aumentou 11,4% em fevereiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, revelou uma pesquisa da Serasa. Este é o maior crescimento anual desde setembro de 2008, quando o avanço tinha sido de 12,6%.

O aumento verificado no mês passado foi impulsionado pela demanda de grandes empresas por crédito, que cresceu 15,7%. Apesar de fevereiro ter menos dias úteis, este segmento registrou variação positiva também na comparação com janeiro, com alta de 0,7%.

Já as micro e pequenas empresas registraram alta de 12,7% contra fevereiro de 2009. Somente as médias empresas registraram queda anual na procura por crédito no mês passado, com declínio de 7,1%.

Na análise por setores, verifica-se que o de serviços liderou a expansão da demanda por crédito, com um avanço de 13,5% frente ao mesmo mês de 2009. Depois aparece o setor de comércio, com alta de 10,6%, e as indústrias, com um avanço de 7,9%.

Por fim, a pesquisa apurou que todas as regiões apresentaram crescimento da demanda de pessoas jurídicas por crédito, em relação a fevereiro de 2009. O Centro-Oeste é o destaque, com alta de 15,7%. Em seguida, aparece o Nordeste, com avanço de 13,3%, o Norte (12,5%), o Sudeste (11%) e, por último, o Sul (9,2%). Considerando empresas de todos os portes, setores e regiões, no comparativo com janeiro, a demanda por crédito recuou 3,6%, devido ao efeito-calendário, já que fevereiro teve menos dias úteis, de acordo com a Serasa.

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host