UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/03/2010 - 15h02

Lupi espera novo recorde de criação de empregos em março

BRASÍLIA - A geração de postos de trabalho formal em março deve ser recorde e superar os 206,5 mil do mês em 2008, a melhor marca até agora registrada pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) para o período. O aquecimento interno com reposição de estoques pela indústria terá a ajuda do início de recuperação da crise pelo mercado internacional, justificou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, ao fazer a previsão.


O ministro mantém a meta de criação de 2 milhões de novos empregos com carteira assinada em 2010. No primeiro bimestre, o Caged contabilizou 390,8 mil.

Lupi aposta em novo recorde para março, depois que fevereiro teve o melhor desempenho em 18 anos, com 209,4 mil novas vagas. Os setores de educação, construção civil e vários ramos da indústria de transformação devem contribuir para cristalizar essa expectativa, segundo ele.

"O começo do ano empresarial, efetivo, começa em março, e há todo um processo produtivo crescendo há alguns meses", justificou . Para Lupi, em 2010 "a indústria de transformação vai ter o melhor ano da sua história porque muita gente ficou esperando o caos, demitiram muito por causa da crise e os estoques acabaram. Este início do ano começou forte pela produção renovada para repor estoques." Enfatizando que "há um caminho crescente de aquecimento interno", com respostas do mercado internacional nas exportações, Lupi acrescentou que não vê "nenhum risco inflacionário".

A única coisa que pode afetar o capital produtivo será um eventual aumento na taxa básica de juros, o que pode ocorrer hoje em reunião decisiva do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central.

"O melhor balizador da economia é o emprego, e taxas altas de juros prejudicam o emprego", disse o ministro do Trabalho. Mas ele ressaltou que esta era sua posição pessoal e, portanto, acreditava que não estava usando seu cargo de ministro de Estado para intrometer-se nas decisões do Copom.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host