UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

17/03/2010 - 10h27

Serra segue na liderança, mas Dilma encosta, mostra pesquisa CNI/Ibope

SÃO PAULO - O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), continua na liderança para a disputa à Presidência da República. De acordo com pesquisa Confederação Nacional da Indústria (CNI)/Ibope, o tucano tem 35% de intenções de voto enquanto a ministra da Casa Civil e pré-candidata do PT soma 30%.

A vantagem entre os dois candidatos, no entanto, caiu de 21 pontos percentuais, em dezembro de 2009, para 5 pontos agora. Em terceiro lugar, aparece o deputado federal Ciro Gomes (PSB), com 11% da preferência do eleitorado, seguido pela senadora Marina Silva (PV), com 6%. Os votos em branco e nulos totalizaram 10% e os que não quiseram ou não souberam responder corresponderam a 8%.

Num eventual segundo turno para presidente do Brasil, Serra venceria com 44% das intenções de voto. Já Dilma teria 39% das preferências.

Em um cenário com o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) em lugar de Serra, Dilma ficaria na frente, com 34% da preferência do eleitorado. O segundo lugar ficaria com Ciro Gomes (21%) e só depois apareceria Aécio (13%).

Considerando esse quadro, Dilma enfrentaria um segundo turno com Ciro e sairia vitoriosa com 45% das intenções de voto. O deputado do PSB teria 29%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de março, com 2.002 entrevistados em 140 municípios. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

(Fernando Taquari | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host