UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

19/03/2010 - 18h43

Prefeito de Osasco desiste de concorrer ao governo de São Paulo

SÃO PAULO - O prefeito de Osasco, Emídio de Souza (PT), vai comunicar aos correligionários, hoje à noite, que não participará da disputa ao governo de São Paulo nas eleições de outubro. Com a desistência, Emídio abre caminho para a escolha do senador Aloizio Mercadante (SP) como o nome do PT para a corrida ao Palácio dos Bandeirantes. Emídio fará o anúncio na sede do Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo, onde está previsto um evento com prefeitos e deputados federais e estaduais do partido. Segundo ele, a decisão foi motivada pela incerteza quanto ao nome do candidato petista para a sucessão estadual. Caso decidisse pela candidatura, Emídio teria que deixar a prefeitura de Osasco até 2 de abril, conforme determina a legislação eleitoral. "As discussões nacionais, articuladas à composição de alianças e montagem do palanque estadual, exigem bem mais tempo do que seria necessário para eu cumprir esta data fatal", ressaltou Emídio por meio de carta.

O prefeito, que está seu segundo mandato, ainda descartou a candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) ao governo paulista ao afirmar que o PT têm quadros com "qualidade política, técnica e moral". "Companheiros que serão capazes de defender com competência nossos projetos para melhorar São Paulo. Atuarei na campanha da ministra Dilma (Rousseff) e do nosso candidato a governador com determinação e entusiasmo", afirmou.

A relação entre Ciro e os petistas ficou estremecida depois que o deputado do PSB classificou o PT estadual de "desastre". Até então, ele era tinha prioridade entre os petistas para concorrer à sucessão do governador paulista, José Serra (PSDB). Depois disso, a legenda começou a trabalhar com o nome de Mercadante, que já articula com outros partidos possíveis alianças. O senador, contudo, não deve participar do encontro de hoje, pois ainda se recupera de uma cirurgia (Fernando Taquari | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host