UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

24/03/2010 - 18h40

Com tensão na Europa, bolsas de Nova York voltam a cair

SÃO PAULO - Os mercados acionários de Wall Street fecharam a sessão de hoje em terreno negativo, refletindo receios sobre a situação de solvência de países europeus, após a decisão da Fitch Ratings de cortar a nota da dívida soberana de Portugal.

" Embora Portugal não tenha sido proporcionalmente afetado pela desaceleração global, suas perspectivas de recuperação econômica são mais fracas do que as dos outros 15 países-membros da zona euro, o que pressionará mais as finanças públicas no médio prazo " , afirmou Douglas Renwick, diretor na área de soberanos da agência de rating, que rebaixou a classificação da dívida soberana do país para "AA- " , com perspectiva negativa.

Fora isso, as preocupações sobre Grécia voltaram ao foco dos agentes, na esteira de declarações do ministro da Economia da Alemanha, Rainer Bruederle, de que seu país permanece contra um auxílio financeiro aos gregos, reduzindo as esperanças sobre um pacote de resgate da União Europeia.
Os agentes também reagiram a declarações do subdiretor de economia global do UBS Investment Bank, Paul Donovan, de que a Grécia chegará a uma situação de default (calote) em algum momento.

Diante dessas notícias, os investidores preferiram realizar os ganhos dos últimos dois dias ou correram para ativos de menor risco, o que explica uma valorização do dólar no mercado de divisas.
Em Nova York, o índice Dow Jones fechou em baixa de 0,48%, a 10.836,15 pontos, depois de marcar a mínima de 10.825 pontos (queda de 0,59%) durante o pregão.

Por sua vez, o S & P 500 recuou 0,55%, para 1.167,72 pontos, enquanto o Nasdaq Composto cedeu 0,68%, para 2.398,76 pontos.

Na agenda americana do dia, os investidores também acompanharam a alta de 0,5% das encomendas de bens duráveis nos Estados Unidos em fevereiro, no terceiro aumento mensal consecutivo, segundo o Departamento do Comércio. Tal resultado, no entanto, ficou em linha com as expectativas.

(Eduardo Laguna | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host