UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 13h39

Confiança do consumidor alemão para abril fica estável, diz Gfk

SÃO PAULO - O índice que mede a expectativa de confiança do consumidor alemão ficou estável para o mês de abril, na comparação com março, em 3,2 pontos, informou hoje o instituto alemão Gfk. Segundo o Gfk, o mercado de trabalho na Alemanha tem se mostrado robusto este ano, o que, somado aos sinais crescentes de recuperação da economia alemã, tem levado a um significativo aumento do otimismo entre os alemães.

Entretanto, a propensão a consumir tem registrado pequenas quedas, se mantendo, contudo, em um " bom nível " , nota o instituto. Em março, a perda foi de 0,8 ponto, para 23,4 pontos. Apesar do declínio, este valor é superior ao obtido em igual período de 2009, de 13,9 pontos.

O movimento de retração do indicador pode ser atribuído aos recentes aumentos nos preços da gasolina. " A experiência mostra que a gasolina influencia a propensão a consumir " , diz a Gfk, em nota.

A pesquisa do Gfk é realizada com 2 mil consumidores e avalia o sentimento deles com relação às expectativas de renda pessoal, às perspectivas para a economia em geral e à propensão para realizar compras.

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host