UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 13h22

Empresários reveem estimativa para faturamento do segundo trimestre

SÃO PAULO - Os empresários no Brasil demonstram otimismo para o segundo trimestre deste ano. Uma pesquisa da Serasa Experian divulgada hoje revelou que 61% dos executivos vão rever sua estimativa de faturamento para o período. Deste total, 87% vão revê-la para cima, ao passo que outros 13% farão uma revisão para baixo. O otimismo pode ser observado em todos os setores, uma vez que 89% das empresas de serviços acreditam em um faturamento superior ao previsto. Entre as indústrias, esse percentual é de 88%. Já no comércio, é de 84%.

Os empresários das grandes empresas são os mais otimistas, com 93% revendo para cima a estimativa de ganhos no segundo trimestre. Em seguida, aparecem as companhias de médio porte, com 87%, e as pequenas, com 86%. Em linha com esses resultados, 56% dos empresários brasileiros afirmam que o quadro de funcionários permanecerá o mesmo no período entre abril e junho, ao passo que 38% preveem aumentar o número de empregados e apenas 6% têm planos de reduzir.

Especificamente no setor industrial, 48% vão manter o quadro atual de funcionários e 46% afirmam que irão contratar. A pesquisa ainda revelou que, na opinião de 76% dos empresários, o faturamento deste ano vai superar o do ano passado. Para outros 18%, ficará em patamar equivalente, e, na avaliação de 6%, será menor. As grandes empresas são as mais otimistas também neste caso, com 81% dos empresários prevendo um faturamento este ano superior ao de 2009. Compartilham desta mesma opinião 77% das médias empresas e 76% das pequenas. No setor industrial, 79% dos empresários esperam faturamento maior este ano, na comparação com o ano passado, ao passo que em serviços esse percentual é de 78% e, no comércio, de 73%. Na análise regional, as empresas do Norte lideram, em termos de otimismo, com 86% esperando um faturamento melhor este ano. Depois aparecem o Nordeste (81%), o Sudeste (76%), o Sul (75%) e o Centro-Oeste (71%).

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host