UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 13h04

Relatório sobre caças deve ser entregue a Lula até a Páscoa, diz Jobim

RIO - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, espera entregar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva até a Semana Santa o relatório com as indicações para a escolha do caça que vai ser usado pela Força Aérea Brasileira (FAB).
" O trabalho está na consultoria jurídica do Ministério da Defesa, fazendo o exame jurídico da legalidade de todo o procedimento para que depois eu faça a exposição de motivos ao presidente. Com isso, eu creio que pela Páscoa eu terei condições de apresentar ao presidente a exposição de motivos " , disse Jobim, que participou do seminário "O cenário global de segurança", promovido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.
Jobim acrescentou que o relatório conterá a sugestão para escolha de um dos concorrentes e fixará parâmetros para o prosseguimento das negociações com o eventual escolhido.

O ministro reiterou diversas vezes que a escolha ainda não foi feita e que a principal questão envolve o pacote tecnológico envolvido no processo, com a capacitação da indústria nacional e a transferência de tecnologia.
Questionado sobre a existência de uma relação anterior com os militares franceses - que já têm um acordo para o Brasil para o desenvolvimento de submarinos -, Jobim afirmou que isso não significa a vitória francesa por antecipação na concorrência dos aviões.

" Temos experiência com eles. Isso tudo não significa que seja a decisão final " , frisou.
Além da francesa Dassault, que concorre com o caça Rafale, estão na disputa a sueca Saab, com o avião Gripen NG, e a americana Boeing, com o F-18 Super Hornet.

(Rafael Rosas | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host