UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

25/03/2010 - 14h01

Vendas no varejo do Reino Unido registram alta em fevereiro, diz ONS

SÃO PAULO - O volume total de vendas no varejo do Reino Unido aumentou 3,5% em fevereiro, em comparação ao mesmo mês do ano passado, informou hoje o departamento oficial de estatísticas britânico ONS.

Houve queda de 0,5% entre as lojas predominantemente de alimentos, ao passo que, entre as lojas predominantemente de não-alimentos foi registrado avanço de 8,4%. Já as vendas fora de lojas (via catálogos ou máquinas, por exemplo) cresceram 20,4% - a expansão mais significativa desde o início da série histórica, em janeiro de 1988.

Na comparação com janeiro, o indicador registrou alta de 2,1%. Trata-se da expansão mais significativa desde maio de 2008. Os dados contam com ajuste sazonal. A ONS alerta que o percentual de janeiro foi revisado para baixo. O resultado no embate mensal veio melhor do que o esperado por alguns economistas, que previam um aumento de 1,7%, embora o percentual de 3,5% obtido na comparação anual tenha sido inferior aos 4,2% projetados. No comparativo mensal, nas lojas predominantemente de alimentos, o volume de vendas caiu 1,2%, enquanto nas lojas predominantemente de bens não alimentícios houve alta de 3,4%.

Na classe de bens não alimentícios, foi registrado aumento em todos os segmentos, com exceção da categoria lojas não especializadas, que registrou retração de 0,4%. A alta mais significativa foi registrada pelas lojas de produtos para o lar, com avanço de 11,2%, que é o maior avanço desta categoria desde o início da série histórica.

Em termos de valor, as vendas no varejo do Reino Unido cresceram 4,9% no último mês do ano, contra igual mês de 2009, em uma base ajustada sazonalmente.

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host