UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 12h01

DIs longos apresentam queda na BM & F

SÃO PAULO - Os contratos de juros futuros longos seguem devolvendo prêmio de risco na Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM & F), enquanto os vencimentos curtos oscilam próximos da estabilidade. Cabe ressaltar também que a liquidez é baixa até o momento, com pouco mais de 350 mil contratos foram negociados.

Na BM & F, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) com vencimento em abril marcava estabilidade, a 8,62%. Julho de 2010 subia 0,02 ponto, projetando 9,18%. E Janeiro de 2011 apontava 10,38%, sem alteração.

Entre os vencimentos mais longos, janeiro de 2012 cedia 0,05 ponto, a 11,68%. Janeiro 2013 declinava 0,04 ponto, a 12,01%. E janeiro 2014 também devolvia 0,04 ponto, a 12,07%. O economista-chefe da consultoria UpTrend, Jason Vieira, comentou que o momento é de espera por novos indicadores de inflação. Esses dados devem ajudar o mercado a concentrar as apostas quanto à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) em abril.

Na visão de Vieira, se os índices começarem a mostrar um arrefecimento nos preços, assim como as perspectivas de inflação os agentes podem até rever a possibilidade de alta da taxa em abril, mesmo com clara sinalização de alta dada pelo Banco Central (BC) na ata divulgada ontem.

Ainda no campo inflacionário, o economista-chefe do Banco Safra de Investimento, Cristiano Oliveira, aponta que as coletas de preço mostram uma desaceleração no ritmo de inflação, principalmente no grupo alimentos e álcool combustível. Isto pode resultar em melhores leituras de IPCA em abril.

Oliveira também observa que o mercado opera no aguardo do Relatório Trimestral de Inflação, que será apresentado na semana que vem. Nele, os agentes conhecerão qual a avaliação de inflação do BC e tentarão extrair elementos para se posicionar para a reunião de abril do Copom.

A agenda da semana reserva ainda leitura do IGP-M e os dados sobre a produção industrial de fevereiro.

(Eduardo Campos | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host