UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

26/03/2010 - 12h52

Indústria melhora expectativas para as exportações

SÃO PAULO - O setor industrial está mais otimista sobre a recuperação das exportações nos próximos seis meses, conforme sondagem da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 1.234 empresas entre os dias 1 e 22 de março.

De zero a 100, o indicador que mede as projeções para os volumes exportados subiu de 53,5 pontos, na pesquisa do mês passado, para 54,6 pontos.
Uma leitura acima de 50 pontos - que indica expectativa positiva - também foi registrada nos prognósticos sobre demanda, que ficou em 66,1 pontos, ante 66,2 pontos do levantamento anterior.
Também com pouca mudança e revelando otimismo do empresariado, o indicador sobre compras de matérias-primas passou de 63,4 pontos para 63,2 pontos, na mesma base de comparação.

A sondagem da CNI também traz indicadores sobre o desempenho da indústria no mês passado, quando o indicador da produção alcançou 50,8 pontos, o que sinaliza uma leve evolução da atividade. Em janeiro, esse indicador havia apontado 49,2 pontos.

"Ainda que tenha superado a linha divisória de 50 pontos, o índice manteve-se muito próximo a ela, o que denota estabilidade da produção em relação ao mês anterior", diz a CNI.
O uso da capacidade instalada segue abaixo do usual, com seu indicador mostrando 48,9 pontos, um pouco acima dos 48,3 pontos de janeiro.

Por sua vez, os estoques da indústria ainda estão abaixo do nível planejado, dado que o indicador nesse quesito ficou em 48,8 pontos no mês passado, após mostrar 48,5 pontos em janeiro.

(Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host