UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

31/03/2010 - 18h40

TAM prevê aumento de 30 mil passageiros por dia com Star Alliance

SÃO PAULO - A companhia aérea TAM prevê um aumento de 30 mil passageiros na média de seus voos diários a partir do ingresso na Star Alliance, uma aliança de empresas aéreas internacionais que dará acesso a 1.077 aeroportos em 175 países.

"Hoje, transportamos quase 100 mil passageiros por dia (entre voos domésticos e internacionais)", afirmou o presidente da TAM Linhas Aéreas, Líbano Barroso, durante entrevista coletiva.

A adesão definitiva à aliança está prevista para o dia 13 de maio e a empresa projeta um ganho em receita da ordem de US$ 60 milhões ao ano com essa integração.

Segundo Barroso, a TAM investiu aproximadamente R$ 40 milhões para preparar seu ingresso ao grupo, o que inclui desembolsos para a adequação de sistemas de gestão de passageiros e de check-in.

A empresa também informou hoje que iniciará em agosto voos para Londres e Frankfurt a partir do Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro.

Com isso, fica suspenso o plano de lançar neste ano uma rota para Joanesburgo, como forma de aproveitar a demanda gerada pela realização da Copa do Mundo de futebol na África do Sul.

Segundo Barroso, os voos para a cidade sul-africana teriam menor rentabilidade em relação às novas rotas para as duas localidades na Europa, onde a TAM já tem bases operacionais. Para Frankfurt, serão cinco voos por semana. Já para Londres, a TAM vai realizar três voos semanais, nos dias em que a British Airways não oferecer transporte para a capital britânica a partir do aeroporto carioca. "Se houver demanda, poderemos abrir uma frequência diária no futuro", disse Barroso. (Eduardo Laguna | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host