UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/04/2010 - 10h06

Atividade manufatureira da zona do euro tem maior nível em 40 meses

SÃO PAULO - O Índice de Gerentes de Compras para a atividade manufatureira na zona do euro (PMI, na sigla em inglês) avançou para 56,6 em março, o nível mais alto em 40 meses. O resultado veio na sequência dos 54,2 registrados em fevereiro e superou a leitura preliminar para o terceiro mês deste ano, de 56,3. Os dados foram divulgados hoje pela empresa de pesquisas Markit Economics.

Trata-se do sexto mês consecutivo que o índice fica acima dos 50, que divide a expansão da contração da atividade. O PMI é uma média ponderada dos indicadores de novas encomendas, produção, emprego, estoques e oferta.

A Alemanha registrou a taxa de crescimento na produção mais acelerada, atingindo o nível mais elevado em 14 anos. Outros países que se destacaram foram a Áustria, com a expansão mais expressiva desde abril de 2006, França, Holanda (recorde de alta em 43 meses, e Itália (recorde em 33 meses).

Tanto a Espanha quanto a Irlanda voltaram a registrar expansão. A Grécia foi o único país da zona do euro a registrar queda na produção, nas novas encomendas, nos novos pedidos de exportação e nas quantidades de compras. A taxa de contração na produção industrial na Grécia foi a mais significativa desde abril de 2009.

"Um euro fraco combinado com o aumento da demanda global ajudaram a impulsionar o crescimento da exportação para o maior nível em 10 anos. A produção se expandiu a uma taxa que foi superada somente duas vezes em 12 anos na história da pesquisa do PMI e o fechamento de postos de trabalho diminui e teve a menor marca desde o colapso do Lehman", disse em nota o economista-chefe do Markit, Chris Williamson.

Ele comentou, no entanto, que as divergências nacionais ficaram evidentes, indo desde uma elevação recorde na produção na Alemanha para uma uma taxa acelerada de contração na Grécia, "onde a produção está caindo a uma taxa não muito distante daquela vista no ápice da crise financeira " .

(Karin Sato | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host