UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/04/2010 - 14h31

Bolsas da Europa fecham em alta, impulsionadas por dados da indústria

SÃO PAULO - As principais bolsas europeias encerraram a sessão desta quinta-feira com ganhos, impulsionadas pelos resultados de pesquisas sobre a atividade manufatureira em vários países.

Na zona do euro, o índice de gerentes de compras subiu para 56,6 em março, em comparação aos 54,2 de um mês antes. Esta foi a melhor leitura desde o fim de 2006. O destaque foi a Alemanha, que registrou a maior taxa de crescimento na produção, atingindo um recorde em 14 anos.

Já nos Estados Unidos, a atividade manufatureira cresceu pelo oitavo mês consecutivo, segundo o Institute for Supply Management (ISM). O indicador ficou em 59,6 em março, superando em 3,1 pontos a marca de fevereiro. " A taxa de crescimento é a mais expressiva desde julho de 2004. Tanto as novas encomendas como a produção ficaram acima de 60 no mês " , disse o chefe do Comitê de Pesquisa de Negócios Manufatureiros do ISM, Norbert Ore.

Os agentes observaram ainda o avanço do Índice de Gerente de Compras na China, que ficou em 55,1% em março, ou 3,1 pontos percentuais acima da marca de um mês antes. Foi o 13º mês em que o indicador superou 50%.

Por fim, no Japão, a pesquisa Tankan, do banco central do país, mostrou uma recuperação na confiança do empresariado doméstico.

O londrino FTSE-100 encerrou a sessão com um avanço de 1,15%, aos 5.744 pontos. O CAC-40, de Paris, teve um ganho de 1,52%, aos 4.034 pontos. Por fim, o DAX, de Frankfurt, registrou acréscimo de 1,33%, para 6.235 pontos. As mineradoras foram o destaque desta sessão, diante um aumento nos preços de metais causado pela perspectiva de alta na demanda. Rio Tinto teve um ganho de 2,6%, enquanto a Anglo American avançou 2,5%. Já a companhia aérea Ryanair teve uma alta de 8,3% depois de ampliar sua previsão de lucro para o ano, citando uma demanda de passageiros mais forte do que a esperada. (Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host