UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

01/04/2010 - 19h05

Meirelles ficará à frente do BC para evitar a volta da inflação

BRASÍLIA - O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, repetiu que fica à frente da autoridade monetária para ajudar "a vencer os desafios" à frente, citando como o mais importante deles "evitar a volta da inflação".

"Acredito que sim, que certamente a inflação convergirá para o centro da meta ainda neste ano. O Banco Central sempre trabalha para trazer a inflação ao centro da meta", disse. "É possível que a inflação venha para a meta ainda este ano, dependendo de vários fatores", continuou.

No Relatório Trimestral de Inflação divulgado ontem, o BC aponta a inflação em 5,2%, acima da meta de 4,5% para este ano, com queda gradativa somente no início de 2011.

A decisão sofre o "fico" foi tomada hoje, disse Meirelles, que fez o comunicado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva à tarde.

"Hoje eu concluí. Hoje eu estou anunciando", afirmou. Ele informou ainda que conversou com a ministra Dilma Rousseff. Desde o início da semana que Meirelles indicava a tomada de decisão, mas sempre adiava. Ele disse que não foi por falta de apoio do PMDB que ele desistiu da via eleitoral.

"O prefeito Iris Rezende (de Goiânia) me ligou ontem, com apelo, forte, para que eu me candidatasse. No último domingo, ele me disse: "Meirelles, se você quiser ainda considerar a hipótese de ser governador (de Goiás), ainda há tempo", contou.

"Mas tomei a decisão de que o melhor para mim e para o país é continuar um trabalho iniciado há sete anos", declarou.

O presidente do Banco Central afirmou ainda que não chegou a discutir sua sucessão com o presidente Lula, "porque ainda não havia a decisão se sairia". Mas disse que não lhe preocupava a hipótese de alteração na política atual do BC. "Tenho segurança de que seria uma sucessão adequada." Meirelles admitiu na entrevista coletiva que muitos goianos poderão ficar frustrados. "Muitos ficarão tristes. Irei a Goiânia neste fim de semana e sei que é uma questão que terei que enfrentar.

(Azelma Rodrigues | Valor)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host