UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

08/04/2010 - 10h22

Obama e Medvedev assinam tratado de redução de armas nucleares

SÃO PAULO - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o dirigente russo Dmitry Medvedev assinaram nesta quinta-feira acordo para reduzir os estoques de armas nucleares de ambos países.

O Tratado Estratégico de Redução de Armas, ou Start, na sigla em inglês, vai suceder o acordo anterior, que expirou em dezembro. O acerto diminui o número de armamentos nucleares dos EUA e da Rússia em cerca de um terço.

"Esta cerimônia é um testemunho para a verdade de que antigos adversários podem criar novas parcerias", sustentou Obama de Praga, onde foi assinado o tratado.

Pelo acordo, americanos e russos devem cortar o arsenal nuclear de 2,2 mil ogivas cada para 1,550 mil dentro de sete anos. Os dois países devem diminuir para 700 mísseis de longo alcance e lançadores.

"Hoje é um marco importante para a segurança nuclear e não proliferação de armas e para as relações EUA-Rússia", comentou o presidente americano. "É um dia que mostra a determinação dos Estados Unidos e a Rússia, dois países que detêm cerca de 90% das armas nucleares do mundo, de buscar a liderança global responsável" emendou.

(Juliana Cardoso | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host