UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/04/2010 - 15h03

Alencar anuncia que não será candidato nas eleições de outubro

BRASÍLIA - O vice-presidente da República, José Alencar, anunciou hoje que não irá se candidatar nas eleições de outubro."Decidi não me candidatar a nada, vou cumprir meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descer a rampa do mesmo jeito que subi. Subi a rampa junto com o Lula e vou descer com ele".

O nome de Alencar era cotado para concorrer ao Senado por Minas Gerais e chegou a ser mencionada a possibilidade de que ele fosse candidato ao governo do Estado.
Alencar justificou a desistência afirmando que se sente curado do câncer que enfrenta, mas que não considera certo concorrer neste momento.
"Só iria aceitar uma candidatura se estivesse curado, me sinto curado, mas continuo fazendo quimioterapia e não sei se seria honesto eu colocar meu nome como candidato fazendo quimioterapia".

A decisão foi tomada na noite de ontem quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com Alencar. Com a decisão de não se candidatar, o vice-presidente não precisará mais sair do país no próximo domingo para não assumir a Presidência com a viagem de Lula ao exterior, o que o tornaria inelegível.
Segundo Alencar, o presidente não influiu na opção feita por ele."O Lula nunca me falou nada sobre esse assunto". O vice-presidente afirmou ainda que Lula achou sua decisão correta, prudente e admirável."Ele achou que era absolutamente correta minha decisão, se não vou poder parar a quimioterapia, ia criar uma dúvida na cabeça das pessoas".
Alencar observou que sua decisão neste momento também é importante para a definição do cenário político em Minas Gerais para as próximas eleições."Não posso ser candidato hoje e não posso ficar segurando Minas Gerais, vejo que de certo modo eles ficam esperando minha decisão", explicou.

(Agência Brasil)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host