UOL Notícias Economia

BOLSAS

CÂMBIO

 

09/04/2010 - 10h40

Bolsas da Europa sobem; agentes analisam situação da Grécia

SÃO PAULO - As principais bolsas de valores da Europa operam em alta nesta sexta-feira, com influência de acontecimentos na Grécia.
Ontem, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, sinalizou que o país endividado pagará sua dívida. Ele também disse que não há motivo para não confiar no plano de socorro da zona do euro e do Fundo Monetário Internacional (FMI).

A Grécia também foi tema de encontro do premiê italiano Silvio Berlusconi com o presidente da França, Nicolas Sarkozy, em Paris. Eles disseram que podem apoiar a Grécia para que o país supere a crise fiscal e prometeram ampliar os esforços
O ministro das Finanças grego, George Papaconstantinou, comentou, por sua vez, que estão sendo analisados os detalhes de como pode funcionar o plano de resgate.
Os agentes também souberam hoje que a Alemanha registrou exportações de 70 bilhões de euros em fevereiro e importou 57,3 bilhões de euros. Com isso, a balança comercial no mês teve superávit de 12,6 bilhões de euros, segundo o Departamento Federal de Estatísticas (Destatis). Considerando ajuste sazonal e de calendário, o superávit comercial apurado em fevereiro correspondeu a 12,1 bilhões de euros.

Há pouco, o FTSE-100 tinha alta de 0,81% em Londres, aos 5.759 pontos. O CAC-40, de Paris, avançava 1,19%, para 4.025 pontos. Por fim, o DAX, de Frankfurt, subia 0,83%, para 6.223 pontos.
Bancos e companhias relacionadas a metais e petróleo eram destaques de alta desta sessão. Entre as instituições financeiras, registravam ganhos há pouco BNP Paribas, Santander, Credit Suisse, HSBC e UBS. Outro exemplo de alta era a Xstrata, que, há minutos, tinha valorização superior a 2%.

(Karin Sato | Valor, com agências internacionais)

Compartilhe:

    Hospedagem: UOL Host